Perguntas Frequentes
Temos algumas respostas para as perguntas mais frequentes sobre a Tigre:
Sim, as funções do TigreBIM são gratuitas e referentes a inserção, edição e quantificação dos produtos Tigre em projetos no Revit® ou AutoCAD®.
Você pode baixar o plugin TigreBIM para AutoCAD® ou para Revit® no site: https://www.tigre.com.br/tigre-bim
Sim, disponibilizamos anualmente diversos treinamentos online. Acompanhe nossas redes sociais para se manter atualizado!
Sim, você pode nos contatar através do e-mail: teletigre@tigre.com.
O TigreCAD agora é TigreBIM! O TigreBIM tem as mesmas funcionalidades, porém com algumas melhorias e atualizações.
O plugin é compatível tanto com o Revit® quanto com o AutoCAD® nas versões de 2014 a 2020. Lembrando que as versões LT do AutoCAD® e do Revit® não aceitam nenhum tipo de plugin.
- AutoCAD® ou Revit® 2014*, 2015*, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 (* atualizado com as versões mais recentes do AutoCAD® Service Pack)
- Processador: Intel® or AMD™ multi-core processor, 2.0 GHz ou superior
- Memória RAM: 4 GB
- Sistema Operacional: Windows® 7 (Home Premium, Professional, Ultimate, Enterprise), Windows® 8 / 8.1, Windows® 10 (somente AutoCAD 2016 ou superior)
- Disco Rígido: 2 GB de espaço livre
- Video: 1280x1024 with true color
- Microsoft® .NET Framework 4.0 ou superior
- Windows® Internet Explorer 7.0 ou superior
- Conexão com Internet
- Adaptador de Rede
Não, o aplicativo disponível para download é compatível somente com AutoCAD® e Revit® nas versões de 2014 a 2020.
Não, as versões LT do AutoCAD® e do Revit® não aceitam nenhum tipo de plugin.
O TigreBIM não precisa de ativação, você só precisa ativar caso tenha comprado a versão do mep hidráulica comercializado pela OFCDesk, para ter acesso às ferramentas de cálculo.
Ao acessar as funções do TigreBIM pela primeira vez, serão solicitadas as informações da sua conta (e-mail e senha). O e-mail solicitado é o que você forneceu ao preencher o formulário no nosso site para fazer o download dos instaladores do TigreBIM. A senha padrão é o próprio e-mail, ou seja, tanto o campo e-mail quanto o campo senha serão preenchidos com a mesma informação.
Para instalar as bibliotecas Tigre, digite o comando INS ou clique no botão Explorer na aba ofcdesk. Na nova tela que abrir, clique na aba Download Libraries e procure pelo ícone da Tigre na lista de fabricantes. Selecione qual biblioteca deseja instalar e, ao concluir o download, reinicie o software. O conteúdo estará pronto para ser utilizado!
Você pode inserir produtos através das funções de Conteúdo na aba MEP Hidráulica ou através do botão Explorer na aba ofcdesk (comando INS) em Local Libraries.
A alteração do tamanho da fonte do texto no TigreBIM deve ser feita diretamente na configuração do estilo de texto do AutoCAD®. Digite o comando STYLE ou clique no botão Text Styles na aba Annotate, assim abrirá uma nova tela com os estilos de textos existentes no seu projeto. O estilo de texto padrão do TigreBIM é o “OFC-VISIB-TEXT”, selecione este estilo e configure o tamanho do texto através do campo Height, até que obtenha o resultado desejado. Observe que ao realizar essa alteração, todos os textos utilizando este estilo de texto serão alterados. O estilo de texto padrão do TigreBIM pode ser alterado nas opções de Visibilidade do TigreBIM.
Você pode inserir produtos através das ferramentas do Revit® em Hidráulica e Tubulação na aba Sistemas ou através do botão Explorer na aba MEP Hidráulica em Local Libraries.
No final da instalação do TigreBIM para Revit®, é feito o download automático do template pré-configurado na área de trabalho do computador do usuário, para facilitar o uso de nossa biblioteca. Caso o download automático não tenha acontecido, por favor nos informe através do e-mail: tigrebim@tigre.com.
Para desinstalar o plugin, acesse o seu Painel de Controle, acesse a ferramenta de "Adicionar ou Remover Programas" (ou "Desinstalar Programas"), localize a entrada na lista de programas e selecione "Desinstalar". Dica: procure por "ofcdesk". Caso seja necessário fazer uma desintalação manual, tente executar o arquivo unins000.exe em uma das seguintes pastas:
C:\Program Files\Autodesk\ApplicationPlugins\ofcdeskidc2018.bundle\unins000.exe
C:\ProgramData\Autodesk\ApplicationPlugins\ofcdeskidc2018.bundle\unins000.exe
C:\Users\[USER NAME]\AppData\Roaming\Autodesk\ApplicationPlugins\ofcdeskidc2018.bundle\unins000.exe (*)
* troque [USER NAME] pelo nome do seu usuário do Windows
Passo a passo para paredes de alvenaria: defina quais serão as aberturas para ligação dos eletrodutos, retire as pastilhas pressionando com os dedos e conecte os eletrodutos por simples encaixe. Depois isso, fixe o quadro no local previsto em seu projeto, conectando os respectivos eletrodutos. Não se esqueça de considerar o nível da alvenaria, deixando espaço para um acabamento com reboco posterior.
Passo a passo para paredes de Drywall: use os quatro pontos em relevo do fundo do quadro para fazer a marcação na placa de gesso, no local pré-definido em seu projeto. Para fixar o quadro de distribuição na placa, use os quatro fixadores para Drywall que acompanham o produto. Encaixe os fixadores nos suportes que estão nas laterais do quadro e parafuse a placa e os fixadores para Drywall. Use os rasgos existentes na borda do quadro como orientação para o posicionamento dos fixadores ou, se preferir, parafuse os fixadores direto no montante. Lembre-se de que o quadro precisa ficar nivelado com a placa.
O ideal é que a base para instalação da caixa seja lisa, nivelada e sem sujeira ou materiais pontiagudos, preferencialmente de concreto ou madeira. A base precisa ter resistência compatível com o peso da caixa cheia e deve ser maior do que a largura do fundo da caixa. Para instalar sua caixa d'água, as tubulações essenciais são:
• De entrada (alimenta a caixa);
• De saída (distribui a água para a edificação);
• Extravasor (permite escoamento de eventual excesso de água, evitando transbordamento);
• De limpeza (escoa a água após a limpeza da caixa).
Para colocar a tubulação de saída, faça um furo no rebaixo plano inferior que está na lateral da caixa, através de serra-copo. Ao furar, use a marcação correspondente à bitola do adaptador.
Para a tubulação de entrada, o furo deverá ser feito no relevo plano superior. Ao furar, considere a marcação existente como o centro do furo.
Para a fixação do conjunto à base, use tirantes que se fixem ao piso e cruze os tirantes sobre a tampa.
O processo de tratamento de resíduos industriais é feito com o sistema MBR (Membrane Bio Reactor, ou Membranas de Ultrafiltração). Este processo possui diversas vantagens, incluindo a alta eficiência e a pequena área de instalação necessária para o equipamento.
O processo de MBR alia duas técnicas de tratamento: o sistema biológico aeróbio - que utiliza microorganismos para degradar as substâncias orgânicas - e a separação de sólidos por membranas. O resultado dessa combinação são efluentes com baixa carga de matéria orgânica e, consequentemente, menos turvos.
Uma das grandes vantagens do sistema MBR é que ele permite que se trabalhe com altas concentrações de SSV (Sólidos Suspensos Voláteis) no reator. Isso acontece porque o processo de separação é feito por meio de filtração e não por decantação, como nos sistemas convencionais. A possibilidade de poder trabalhar com alta concentração de SSV faz com que o reator do sistema de MBR seja muito menor, porém mais eficiente.
O processo ocorre da seguinte forma: o esgoto bruto é encaminhado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), onde é direcionado primeiramente para um cesto que retém partículas maiores que 2mm. Após passar por um tanque de equalização, ele é bombeado para um tanque de aeração, onde fica o sistema MBR. Ali, um sistema de difusão de ar mantém a concentração de oxigênio dentro do reator, permitindo que microrganismos aeróbios, conhecidos como flocos biológicos, façam metabolismo e degradem a matéria orgânica, transformando-a em lodo e gás carbônico. O líquido é posteriormente separado dos flocos, podendo então ser considerado água tratada de alta qualidade, pronta para o descarte ou reutilização. O lodo biológico excedente, por sua vez, é retirado periodicamente para destinação adequada conforme a legislação pertinente.
1. Forre o piso e proteja os móveis e ambientes com a cobertura plástica Tigre (ref. 3200) de 10 m².
2. Remova da parede os espelhos de tomadas, interruptores, pregos e parafusos.
3. Isole a área da pintura com a fita crepe, cobrindo o rodapé, as guarnições, os interruptores e as caixas de tomadas. Use a fita crepe Tigre (ref. 2181), disponível nas larguras 18 mm, 25 mm e 50 mm.
4. Prepare a tinta seguindo as indicações do fabricante.
5. Para fazer os recortes e deposite a tinta na bandeja (ref. 2306) de 15 centímetros.
6. Inicie os recortes de cantos e contornos. Use as trinchas Tigre (ref. 573), alternando os
tamanhos de 1” e 2” de acordo com o espaço da área.
7. Para a pintura com o rolo, deposite a tinta na bandeja (ref. 2306) de 23 centímetros.
8. Usando o rolo de lã Tigre ref. 1316-23 com o cabo suporte (ref. 1302) de 23 centímetros, inicie a pintura da parede de baixo para cima. Comece com movimentos em “W” na distribuição da tinta e, em seguida, faça a cobertura uniforme.
9. Remova a fita crepe em seguida a finalização da pintura, antes da secagem da tinta.
10. Aguarde a total secagem da pintura para proceder com a limpeza do local.
1. Forre o piso e proteja os móveis e ambientes com a cobertura plástica Tigre (ref. 3200) de 10 m².
2. Remova da parede os espelhos de tomadas, interruptores, pregos e parafusos.
3. Isole a área da pintura com a fita crepe, cobrindo o rodapé, as guarnições, os interruptores e as caixas de tomadas. Use a fita crepe Tigre (ref. 2181), disponível nas larguras 18 mm, 25 mm e 50 mm.
4. Para melhor ancoragem da massa textura, lixe suavemente toda a parede com a lixa
Tigre (ref. 800 - grão 150). Após o lixamento, remova o pó e passe um pano levemente
úmido de água.
5. Deposite a massa textura na bandeja Tigre (ref. 2306) de 15 centímetros, que tem um tamanho adequado para apoiar nas mãos.
6. Usando a espátula Tigre (ref. 2151) de 4”, aplique uma camada fina de massa textura na parede. Inicie a aplicação de cima para baixo, cobrindo uma área máxima de 1 m² para que a massa textura não seque antes de aplicar o rolo.
7. Em seguida, passe o rolo Tigre (ref. 1350-23) sobre a massa ainda úmida para criar o efeito da textura. Nos recortes, utilize o rolo de textura Tigre (ref. 1351) de 9 centímetros.
8. Prossiga com o mesmo procedimento até preencher toda a parede.
9. Na sequência, remova a fita crepe e aguarde a secagem da textura.
10. Lave e seque todas as ferramentas de pintura após o uso, para que permaneçam limpas e prontas para outras utilizações.
A função do Joelho 90 graus retangular é fazer o desvio do tubo condutor Retangular vertical com a horizontal.
Porque é fabricado do bagaço da cana-de-açúcar, uma fonte de energia renovável e, portanto, um produto ecológico.
É uma caixa provida de sifão hídrico, com diferencial de girar 360° em torno de seu corpo. Possui sifão removível, 05 entradas para despejos, cesto de limpeza e caimentos na entrada e saída de 2%, facilitando o escoamento do esgoto.
É um ralo seco, em formato linear, com comprimento de 70cm, composto de calha em PVC Cinza e Grelha Cromada em ABS.
É um ralo seco, em formato linear, com comprimento de 50cm, composto de calha em PVC Cinza e Grelha Cromada em ABS.
Não é necessário soldar o Joelho retangular ao tubo condutor com adesivo plástico para PVC, pois as juntas são de simples encaixe.
Não é necessário, as juntas podem ser realizadas por simples encaixe das peças.
No, porque no tiene aditivo UV (rayo ultravioleta).
Não, o tubo coletor corrugado é liso por dentro para proporcionar excelente desempenho hidráulico e corrugado externamente para dar uma excelente resistência mecânica.
LF significa Linha Fixa e JE, Junta Elástica, desenvolvidos para aplicações de linhas fixas exclusivamente enterradas para sistemas de irrigação.
A Fita Isolante Tigre Performance Classe B pode ser usada em emendas e terminações de fios e cabos elétricos até 750V, nas instalações elétricas de baixa tensão de residências, escritórios, lojas e indústrias.
Sim, pode aplicar a Fita Isolante Profissional Classe A! Desde que o limite seja de até 750V, caracterizando uma instalação elétrica predial de baixa tensão.